Vancouver, no Canadá, tem natureza por ar e mar
Existem certos lugares abençoados pela geografia. Vancouver é um deles, e quem se regala com essa bênção é o turista. No verão, a uma temperatura de 20ºC a 26ºC, moradores e turistas se espicham nas praias e dividem ciclovias.
A multiculturalidade dessa cidade de 2,1 milhões de habitantes pode ser uma das razões para tanta simpatia. Há muitos indianos, vietnamitas, filipinos, franceses, alemães, espanhóis, iranianos e gregos, além dos chineses, sem dúvida, a maior população de imigrantes de Vancouver.
A diversidade faz Vancouver despontar como um destino bem-visto por estudantes do Brasil para aprender inglês e por pais, que ficam tranqüilos com relação à segurança.
País bate recorde de emissão de visto para estudantes
DA REDAÇÃO
Estudar no Canadá custa 30% menos do que nos EUA. Além do preço, o país atrai também pela segurança. O crescimento da procura pode ser detectado no aumento da concessão de vistos para brasileiros. Só no primeiro semestre de 2005, o Canadá emitiu 6.400 vistos para estudantes, dando indícios de que haverá um recorde, pois esse total já é 87% dos vistos emitidos em 2004. Nos dias 17 e 18/9, São Paulo recebe a EduCanadá, feira que reúne 40 escolas. Brasília recebe a feira em 21/9, e Recife, em 24/9. Segundo Jaqueline Aguilar, coordenadora de eventos e marketing do Centro de Educação Canadense (CEC), entidade que organiza a EduCanadá, os destinos mais procurados estão nas Províncias de Ontário -onde fica Toronto e Ottawa-, Colúmbia Britânica -onde estão Victoria e Vancouver- e Québec -onde estão Montréal e Québec.
Escolha
Decidido que o curso será no Canadá, é hora de escolher onde. As cidades mais procuradas são Vancouver e Toronto. 'Toronto é uma cidade grande e agitada, mais ou menos como São Paulo. Já Vancouver é envolta por natureza, mais como o Rio', explica Claudia Farina, da SIP-Student International Programs. Em geral, os pais preferem Vancouver, porque é uma cidade menor e mais tranqüila. 'Em Vancouver é possível fazer atividades ligadas à natureza, como o esqui. Ali a vida se dá mais ao ar livre. Quanto a Toronto, ela é bem maior e é melhor para quem quer trabalhar', afirma Emilia Miguel, gerente comercial da Experimento. Na hora de escolher a escola, é preciso seguir alguns critérios. Segundo Claudia, eles são: professores nativos, equipe fixa e controle no número de estudantes da mesma nacionalidade em cada classe. 'O ideal é que haja no máximo 8% de alunos compatriotas por sala. Quando fica acima de 15%, compromete', diz Emilia. Uma lista contempla as cinco melhores escolas do país: Pacific Language Institute, Global Village, Pacific Gateway, Ilac e LSC.
São Paulo, quinta-feira, 01 de setembro de 2005 CURSOS DE INGLÊS
Preço por pessoa
US$ 1.250
Quatro semanas de curso na Pacific Language Institute, com acomodação em casa de família, em quarto individual. Inclui meia-pensão. Na SIP: 0/xx/11/3168-6658; www.siptravel.com.br. |